Organização dos Projetos do Terceiro Setor

Considerações iniciais:

Segundo o autor Fernando Rezende em seu livro “Finanças Públicas”, onde disserta sobre a natureza político-econômica das despesas públicas, ‘‘além da quantificação dos recursos aplicados em cada programa, subprograma ou projeto, a efetiva implantação do orçamento-programa depende, ainda, da aplicação de métodos apropriados para a identificação de custos e resultados, tendo em vista uma correta avaliação de alternativas. No caso de programas governamentais, recomenda-se uma abordagem que procure revelar os custos e benefícios sociais de cada projeto. Nesse caso, refere-se à maximização do valor da diferença entre benefícios e custos sociais’’.

Com base nesse princípio, os trabalhos de levantamento das informações sobre economicidade nas atividades do terceiro setor são desenvolvidos sob a ótica das necessidades das entidades, no oferecimento de serviços sociais às suas comunidades, cada uma com suas peculiaridades. Deve-se esclarecer que a medição da economicidade possui duas vertentes: a primeira analisada através de características que podem ser mensuradas, possibilitando a quantificação dos fatores; e a segunda análise, através das qualitativas, a valoração passa a ter o critério dos benefícios sociais, intrínsecos aos seus ambientes e formas.

Objetivo: Análise dos fatores geradores da economicidade no planejamento de atendimento às necessidades das Secretarias de Ações Sociais das Prefeituras Municipais de todo o País.


Clique para ver o próximo
Telefone 11 5096 1090
Redes sociais: